Proposta curricular

Muito bom dia a todos!

No decorrer desta segunda-feira, postaremos uma série de vídeos que foram produzidos em 2008 em parceria com a CENP, uma amostragem do trabalho realizado nas escolas da capital sobre a Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

Os vídeos trazem as atividades desenvolvidas em sala de aula ou no ambiente escolar a partir das sugestões dos Cadernos do professor de cada disciplina e série.

Proposta Curricular – Arte
Aula de educação artística da profª Cristiane Alves, focada em arte contemporânea e trabalho colaborativo com alunos do ensino médio da EE Caetano de Campos – EM – D.E Centro Sul.
Aula de educação artística do professor Rossini Castro, com produção de portfolio e blog para registro das atividades trabalhadas em sala de aula na EE Parque Anhanguera – EF – D.E. Norte 1.
Aqui, o conteúdo trabalhado pelo professor Rossini Castro foi a cultura popular em vários formatos pelos alunos do ensino médio da EE Parque Anhanguera – EM – D.E Norte 1.
Bem legal essa aula da professora Nicole Campanella, da EE.Pedro Alexandrino – EF – D.E Norte 2, que trabalha e estimula a produção de arte urbana com os alunos.
Aula de improvisação com a profª Gislaine Perdão, da EE Profª Carlina Caçapava de Mello – EF – D.E. Santo André.
Intervenção artística com alunos da EE Profª Carlina Caçapava de Mello – EM – D.E Santo André.
Na EE Tarcísio Álvares Lobo – EM – D.E. Centro o professor Pio Santana trabalha o uso de materiais para a criação artística de forma lúdica.
Proposta Curricular – Biologia
A profª de Biologia Hosana Correa Luz Pastore, da EE Amenaíde Braga de Queiroz – EM – D.E. Norte 2, fala sobre o conteúdo programático das aulas.
Pesquisa na internet para diversificar e complementar as atividades curriculares nas aulas de Biologia. É assim que a profª Marlise Cabral de Barros, da EE Clotilde Peluso – EM – D.E. Santo André, prepara os alunos do ensino médio.
A diversidade no reino animal é ensinada de forma dinâmica pela profª do ensino médio Luciana Rezende Pavanetto, da EE Jacques Felix – D.E. Taubaté.
Proposta curricular – Ciências
Teoria e prática são a tônica para a aprendizagem em Ciências. Conversamos com a profª do ensino fundamental Silmara de Freitas Bastos, da EE Eduardo Vaz – D.E. Taboão da Serra, que fala sobre sua experiência em sala de aula.
A profª Fátima Solange Riego Lavorente, da EE Prof. Paul Higon – D.E. Norte 2, conta como aplica as propostas curriculares do Caderno de Biologia para os alunos do ensino fundamental e eles relatam o que aprendem.
Proposta curricular – Química
Aproximar os conceitos das aulas de Química ao cotidiano da vida. Esse é o exercício que a profª Renata Marchioreto coloca em prática com os alunos do ensino médio da  EE Amos Meucci – D.E. Carapicuíba.
O professor Gilson Silva, da EE Benedito Fagundes Marques – D.E. Caieiras, escolheu o petróleo como tema para trabalhar o conteúdo de Química Orgânica em sala de aula!
Proposta curricular – Inglês
Good morning class, é assim que a profª de inglês Nilce Pinheiro de Souza, da EE Conselheiro Crispiniano – D.E. Guarulhos-Sul inicia a aula.
O aprendizado de uma outra língua fica mais fácil quando o professor desenvolve o conteúdo das aulas dentro do contexto do nosso dia-a-dia. É assim que a profª Márcia Cristina Giupatto Lourenço, da EE Dr. Generoso Alves de Siqueira – EM – D.E. Santo André ensina inglês para seus alunos.
O professor José Neto Candido Torres destaca a importância da chegada de equipamentos como o Data Show para produzir aulas dinâmicas na EE Homero Silva – EF – D.E. Diadema.
O professor Zico Ferreira de Souza, da EE Homero Silva – EM – D.E. Diadema fala das situações de aprendizagem nas aulas de inglês baseadas na proposta curricular do ensino fundamental.
O vídeo é um suporte importante para as aulas de inglês da profª Eliane Aparecida Quagliato, no ensino fundamental da EE Maria Montessori – D.E. Leste 5.
A professora Valéria Lopes propõe entrevistas entre os alunos para que eles pratiquem em inglês o conteúdo da aula na EE Profª Júlia Macedo Pantoja – EF – D.E Centro-Sul.
Proposta curricular – Filosofia
O professor Odair Prado Tognon procura formas alternativas para ensinar Filosofia aos alunos do ensino médio na EE Joaquim Leme do Prado – D.E. Centro e vence a resistência em sala de aula à Disciplina.
Proposta curricular – Física
Instrumentos musicais e toques de celulares são alguns dos recursos usados pelo professor de Física Paulo Sérgio Rostelli, e pelo PCOP de Física Ricardo Augusto Viana de Lacerda para ilustrar a aula sobre propagação e interacão do som no meio ambiente na EE Carlos Gomes – D.E. Leste 2.
Sintonizado com os alunos da EE Maestro Fabiano Lozano  – D.E.Centro-Sul, o professor de Física Mário Conceição de Oliveira trabalha os conceitos da matéria no ensino médio de um jeito jovem e descontraído.
Proposta curricular – Matemática
Veja como o professor de Matemática Carlos Bifi, da EE Dom Miguel de Cervantes Y Saavedra – EM – D.E. Santo André conduz suas aulas.
Aula de matemática também pode ser aprendida com brincadeiras. A profª Paula Flausino Soares, da EE Oscar Blois – EF – D.E. Norte 1 conta como adapta o conteúdo da proposta curricular para dar aulas.
Ao manipular os objetos que a profª Regina de Fátima Ribeiro Machado sugere, os alunos do ensino fundamental da EE Oscavo de Paula e Silva – EF aprendem de forma fácil o conteúdo da Matemática.
Proposta curricular – Educação Física
As aulas de Educação Física também podem ser temáticas e envolver pesquisa. Veja que interessante a forma como a profª Maria Cristina Silva, da EE Fernão Dias Paes – EF – D.E. Centro Oeste desenvolve o conteúdo dessas aulas.
Esportes coletivos e orientações de saúde fazem parte da proposta curricular para as aulas de Educação Física do professor Cristiano Borba Zillig, na EE Irmã Chalita – EF – D.E Sul 3.
A Educação Física além da quadra. A profª Erica dos Santos explica como isso acontece nas suas aulas  dentro da EE José Chediak – EM – D.E Leste 5.
O professor Robson Vieira de Carvalho, da EE Prof. Alberto Salotti – EM – D.E Sul 3 trabalha a consciência corporal e a interatividade entre os alunos, que reconhecem as mudanças na qualidade das aulas de Educação Física trazidas com a Proposta Curricular.
A profª Tatiana Pereira de Freitas fala sobre as possibilidades de situações de aprendizagem da Proposta Curricular para a disciplina de Educação Física e dá exemplos das atividades experimentadas na EE José Neyde César – EF – D.E Itapevi.
Anúncios

1 Response to “Proposta curricular”


  1. 1 PinkPush 28/08/2010 às 12:52

    miinha escoola ta aai *———*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Educavideosp

O blog Educavideosp foi criado para compartilhar o acervo digital do Núcleo de Vídeo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

A partir de agora o conteúdo do acervo - documentação das ações e dos programas de caráter pedagógico da rede pública de ensino – está ao alcance de todos.

Você também pode nos conhecer e nos acompanhar através das redes sociais Facebook e Orkut.

Agradecemos sua visita e sejam todos muito bem-vindos.

Equipe Educavideosp

Compartilhe

Bookmark and Share

Arquivos

Junte-se a 55 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: